sábado, 16 de outubro de 2010

Uma visita de estudo.


Uma visita de estudo com objectivo valorizar o conhecimento adquirido sobre a forma com que os artigos são apresentados ao público e sua envolvência estrutural, o local escolhido fui as lojas de comércio de Lisboa. 


Um olhar mais atento perante alguns artigos expostos nas vitrinas de forma consolidar as técnicas aprendidas.
O decorador vitrinista tem como objectivo promover as vendas de um determinado produto criando a informação para suscitar o desejo ao consumo aumentando assim o volume de vendas.
Uma mensagem direccionada para o público com cenários envolventes criando um ambiente aliciante aos olhares mais distraídos.

Alguns exemplos das Técnicas de exposição dos produtos
Minimalismo em que o artigo é disposto da forma mais simples possível. Por vezes apenas uma peça e um apontamento de decore.


Paralelismo em que o artigo é disposto de forma paralela. Semelhante a soldadinhos de chumbo numa parada. Podendo o padrão ser repetido, as vezes necessárias.


Triangulação em que o artigo é disposto de forma triangular, agrupando pequenas famílias de artigos, que por sua vez agrupada, formarão um triângulo maior com a totalidade do artigo exposto.  


As cores podem ter alguns significados e podem provocar lembranças e sensações a cor está directamente relacionada com a luz.
A incorrecta utilização da iluminação poderá transmitir uma ideia errada do artigo exposto, não só em termos de cor, como de formato ou tamanho.

Dois exemplos da incorrecta utilização da iluminação:
- na Foto.1. a luz orienta o olhar para objecto errado, 
- na Foto.2. a falta dela não valoriza os objectos. 

Foto 1
Foto 2
A simplicidade do cenário e a mensagem não funciona devido a erros de iluminação e ausência da luz para nos guiar, o cenário suscita emoção ternura e cumplicidade, as formas arredondadas dão-nos a sensação de movimento o público-alvo escolhido é o Feminino.

      
Mais uma vez o público-alvo escolhido e o feminino, uma deficiente colocação dos artigos vai dificultar a leitura do consumidor levando a percorrer uma trajectória horizontal ondulatória e distractivo.

      Expor o produto é criar um espaço com uma simetria harmoniosa e de profundidade intuitiva a todos os sentidos do consumidor. Tendo como auxiliares a luz, a cor, planos de fundo, cenários e muita originalidade e variedade de sentidos.

Foto 3
      Na Foto.3. os artigos expostos enquadram-se bem com as texturas do cenário. Á uma simetria envolvente com uma magia de cor e luz, muito subtilmente a profundidade é dada pela disposição dos manequins.
      O convite e feito a um público jovem específico a procura de uma afirmação social com a possibilidade de entrar num elenco da vida e surpreender a realidade!!...

Foto 4
      Na Foto.4. a mensagem é óbvia e directa. Apela ao consumo nesta quadra Natalícia.
Joga com a cor e a triangulação dos manequins que estão alinhados numa linha horizontal como que aguardassem expectantes pela decisão óbvia da sua parte, nesta quadra Natalícia. O cenário lembra a necessidade para comprar um presente  não existe fundo, a  profundidade  que é nos dada (a parte de dentro da loja), convida a entrar.
      Constatei ao ver mais de perto o espaço que lhes é oferecido para criar, resultou numa admiração e respeito pela qualidade desses profissionais, fazem um trabalho extraordinário. Os meus parabéns de agradecimento a todos esses profissionais que despertam em cada um de nós as variadíssimos sentidos. A todos esses artistas, um obrigado pelas obras criadas.


      Como a imagem vale mais que muitas palavras juntas não me vou alongar mais, quero agradecer pela forma inteligente de conciliar a aula teórica com exemplos práticos, foi muito útil a todos nós, de uma forma geral deu-nos uma percepção de análise no contexto real dos acontecimentos, não foi propriamente uma visita de estudo foi algo mais substancial foi uma aula ao vivo onde assistimos de perto o trabalho de alguns decoradores, trocamos opiniões e reformulamos teorias, ouvindo atentamente as explicações necessárias que a formadora Cristina Cabral transmitia. Foi gratificante pela aproximação e pela partilha. Já com as barrigas a dar horas resolvemos almoçar num restaurante Indiano. 

     
Não me vou alongar mais visto que foi pedido que fossemos breves,  portanto aqui fica o agradecimento pela aula inovadora e substancial, no regresso senti-me mais rico pelos conhecimentos adquiridos.

Sem comentários:

Enviar um comentário