sexta-feira, 17 de setembro de 2010

O que é o vitrinismo?


 



O que é o Vitrinismo? 
Área da decoração que se encarrega da concepção ou decoração de espaços comerciais, áreas de exposição ou eventos ligados ao comércio.

Para que serve o Vitrinismo?
- Promover a venda
- Promover um determinado produto
- Informar
·         Tipo de loja
·         Tipo de artigo que vende
·         Mostrar mercadoria
- Atrair potenciais clientes
- Suscitar desejo de consumo
- Aumentar volume de vendas
- Seleccionar clientela

Quem executa?  
Normalmente, pessoal habilitado, como decoradores, vitrinistas ou visual merchandisers.

É possível fazer montras com todo o tipo de artigo?
Claro que sim.


Técnicas de exposição do produto:

Triangulação
Tipo de montra, em que o artigo é disposto de forma triangular, agrupando pequenas famílias de artigos, que por sua vez agrupada, formarão um triângulo maior com a totalidade do artigo exposto. Tipo de montra mais utilizado entre nós e que serve para organizar o artigo na montra por grau de importância.

Paralelismo
Tipo de montra, em que o artigo é disposto de forma paralela. Semelhante a soldadinhos de chumbo numa parada. Podendo o padrão ser repetido, as vezes necessárias. Tipo de montra particularmente eficaz quando se pretende salientar um só artigo.

Minimalista
Tipo de montra, em que o artigo é disposto da forma mais simples possível. Por vezes apenas uma peça e um apontamento de décor.

Tipo cenário
Tipo de montra pouco utilizada entre nós, devido aos custo que acarreta e à necessidade de existirem montras de grandes dimensões. Particularmente utilizada em grandes armazéns de departamentos, como o Harrods em Londres, as galerias Lafaiete em Paris ou o Macy’s em Nova York; estes grandes armazéns são considerados exemplos mundiais de vitrinismo e sobejamente conhecidos pelas suas montras, fazendo inclusivamente parte dos percursos turísticos destas cidades. Este tipo de montra, poderá ou não, expor artigos à venda na loja, sendo que as mais sofisticadas criam de facto um cenário e não existe artigo à venda.

Nota:
Para além destas, existem ainda outros tipos de montras, montras vivas, quando os manequins são substituídos por pessoas que expõem os artigos, por exemplo. Montras informativas, em que em vez de artigo exposto temos informação escrita. E ainda montras virtuais, estas mais usadas em países com grande nível de desenvolvimento electrónico, como o Japão. Nestas montras em vez de artigo real, temos um enorme ecrã, onde o artigo aparece de forma virtual. Ou ainda as montras de exposição de produtos à venda nas lojas da Internet.

Cor
A cor é sem dúvida a nossa melhor aliada em termos visuais, com ela podemos fazer tudo aquilo que a nossa imaginação ditar; Transmitir mensagens; Definir conceitos; Provocar sentimentos… Mas atenção, a melhor forma de utilizar a cor é com moderação. Nunca juntar no mesmo espaço mais que 3 cores distintas, o mesmo já não se passa com os tons da mesma cor, uma vez que estamos a utilizar uma mesma cor podemos usar um número indeterminado de tons. Ao utilizar padrões, deveremos apenas juntar mais uma, ou no máximo 2 cores, de preferência cores presentes no padrão utilizado.



Psicologia das cores
Na cultura ocidental, as cores podem ter alguns significados, alguns estudiosos afirmam que podem provocar lembranças e sensações às pessoas.

Cinza: elegância, humildade, respeito, reverência, subtileza;
Vermelho: paixão, força, energia, amor, liderança, masculinidade, alegria (China), perigo, fogo, raiva, revolução, "pare";
Azul: harmonia, confidência, conservadorismo, austeridade, monotonia, dependência, tecnologia, liberdade;
Cyan: tranquilidade, paz, sossega, limpeza, frescura;
Verde: natureza, primavera, fertilidade, juventude, desenvolvimento, riqueza, dinheiro (Estados Unidos), boa sorte, ciúme, ganância, esperança;
Amarelo: velocidade, concentração, optimismo, alegria, felicidade, idealismo, riqueza (ouro), fraqueza, dinheiro;
Magenta: luxúria, sofisticação, sensualidade, feminilidade, desejo;
Violeta: espiritualidade, criatividade, realeza, sabedoria, resplandecência, dor;
Laranja: energia, criatividade, equilíbrio, entusiasma, ludismo;
Branco: pureza, inocência, reverência, paz, simplicidade, esterilidade, rendição;
Preto: poder, modernidade, sofisticação, formalidade, morte, medo, anonimato, raiva, mistério, azar;
Castanho: sólido, seguro, calmo, natureza, rústico, estabilidade, estagnação, peso, aspereza.



Luz
Através de uma correcta utilização da luz podemos influenciar o processo de venda, salientando determinadas peças e tornando-as mais apelativas. Poder-se-á dizer inclusivamente que se trata do nosso segundo melhor aliado, na concepção de um montra, sem iluminação tudo parceria cinzento e sem vida. Na prática, deveremos sempre ter uma boa iluminação de base nas nossas lojas e montras, tendo em conta as dimensões e necessidades das nossas lojas e definindo muito bem aquilo que se quer evidencias. Ou seja, para além de uma iluminação adequada às nossas necessidades, no interior da loja; na montra devemos ter cuidados redobrados, uma iluminação neutra de potência média, espaçada uniformidade no tecto da montra é o ideal, bem como, sempre que possível, focos dirigíveis para salientar o artigo.



Décor
O importante não é o que se utiliza, mas sim manter a montra bem decorada e apelativa. Na utilização de decores, devemos sempre ter em conta antes de mais as normas de higiene e segurança. Em minha opinião, desde que o façamos com qualidade, as montras ganham mais personalidade. No fundo podemos usar de tudo, às vezes as ideias mais ousadas resultam nas melhores montras, o importante é ter bom senso e moderação, pois não se pretende vender decores, mas sim o artigo exposto na montra, devemos ter em conta, que por mais atraente que seja a nossa decoração, trata-se de um mero complemento de exposição e que deverá portanto vir sempre em segundo plano. É ainda importante, que tenhamos atenção à qualidade dos materiais usados, devem permanecer com o mesmo aspecto do primeiro ao último dia de montra, não se devem deteriorar, nem representar perigo de espécie alguma para quem frequenta o estabelecimento; com especial atenção para os produtos tóxicos, cortantes, de rápida deterioração e que possam libertar odores desagradáveis.

Conclusão: Ficam alguns princípios a seguir, para uma boa montra. O mais importante a ter em conta é sem dúvida a higiene, há que manter sempre os vidros bem limpos, o que para além de dar um aspecto limpo à loja, facilita a visualização dos artigos.

Verificar, antes de dar a montra por terminada:
- Se todos os artigos estão bem visíveis (do ponto de vista do cliente).
- Se não estão objectos tombados ou de ‘costas’
- Se não ficaram objecto utilizados na montagem ou limpeza da montra, esquecidos na mesma
- Se todos os artigos têm os preços assinalados de forma visível

Zelar para que a exposição se mantenha (dentro do possível) semelhante durante o tempo de duração da montra. Utilizar apenas décores que nos garantam manter-se intactos durante todo o período de duração da montra. Ter em conta as normas impostas pela legislação.

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